24 junho 2014

DIY: Caixotes de feira com pátina

   Gente, vou ensinar esse acabamento que é mais fácil do que parece, só exige um pouco do seu tempo e paciência. Pra quem não conhece, a pátina, de uma forma mais resumida, é uma textura feita em madeira para deixar com aquela cara de pintura gasta, envelhecida. Pode ser feita de várias formas e obter diferentes resultados, nesse caso fiz uma pátina mais suave nos caixotes. Algumas pessoas usam tintas coloridas, ou mais de uma cor, mas prefiro usar somente o branco e deixar a cor natural da madeira pra não ficar muito artificial.
Obs: desde já desculpem pela qualidade das fotos, tirei com o celular, rs.

1- Separe os materiais necessários
  • Lixas (uma grossa e outra mais fina)
  • Verniz para madeira incolor
  • Tinta esmalte a base d'água para madeira: branca
  • Pincel largo de cerdas grossas
  • Verniz em spray (não precisa ser específico para madeira)  



2- Prepare a superfície 

     Depois de lixar  a madeira para tirar o excesso de farpas e desníveis, que são bastante comuns na madeira dos caixotes diga-se de passagem, passe o verniz em spray, mas ATENÇÃO, não passe em toda a superfície por que essa mão de verniz é apenas para que a tinta não seja totalmente absorvida em determinados lugares para que tenhamos o resultado desejado, ou seja dê somente algumas borrifadas de spray em algumas partes da madeira.


  

3- Primeiro passo para a pátina

     Dê uma única mão de tinta em todo o caixote sem se preocupar muito com a uniformidade, a pátina é pra dar uma idéia de desgaste mesmo. Evite pintar muito os cantos, deixando eles mais crus. Se preferir, dilua a tinta com um pouco de água para deixar mais rústico, assim as ranhuras da madeira ficarão mais visíveis.







4- Acabamento

 Depois que a tinta estiver totalmente seca, passe a lixa mais fina para dar o desgaste que desejamos da patina. Quanto mais grossa for a lixa, maior o desgaste, fica a critério.




Usei uma lixa mais fina e obtive esse esse resultado:





    Perceba que algumas partes ficaram mais desgastadas que outra, que foi justamente onde foi colocado o verniz em spray e a tinta não foi tão absorvida pela madeira. Depois de lixada aplique o verniz para madeira que normalmente é em lata para ser passado com pincel, mas se achar em spray, melhor ainda. Espero que tenham gostado da dica de hoje. Keijos ;*





Nenhum comentário :

Postar um comentário